30.06.2021

Áreas de Prática: Financeiro

Tipo: Abreu

Rodrigo Formigal e Diogo Pereira Duarte na liderança da prática de Direito Financeiro da Abreu Advogados

Os dois advogados juntam-se ao sócio José Maria Corrêa de Sampaio para a coordenação de Direito Bancário e Financeiro, uma das principais áreas de prática da Sociedade.

A Abreu Advogados designou Rodrigo Formigal, e Diogo Pereira Duarte como coordenadores da área de prática de Direito Bancário e Financeiro da Sociedade, juntando-se a José Maria Corrêa de Sampaio na dinamização, crescimento e especialização desta equipa.

Rodrigo Formigal, Sócio da Abreu Advogados, tem prestado assessoria estratégica a bancos e outras instituições financeiras e participado na estruturação e montagem de algumas das mais relevantes operações de crédito dos últimos anos. Tem ainda experiência reconhecida em operações de real estate finance, transmissão de carteiras de crédito e na montagem de structured finance transactions. Ao longo da sua carreira, tem acumulado distinções por parte dos mais importantes diretórios internacionais, sendo reconhecido pelo Legal 500 como Next Generation Partner.

“Sinto um grande orgulho pela confiança que a Abreu Advogados depositou em mim para continuar a estratégia já consolidada de afirmação da área de prática de Direito Bancário e Financeiro. Temos uma equipa equilibrada e muito capaz para lidar com os desafios financeiros num mundo em completa transformação, privilegiando uma cultura de proximidade com os nossos parceiros e Clientes.”, afirma Rodrigo Formigal.

Diogo Pereira Duarte, sócio contratado da Abreu Advogados e Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, tem desenvolvido a sua atividade com foco no acompanhamento dos aspetos regulatórios de licenciamento, governo interno e resolução de instituições financeiras e na área de intermediação financeira e Mercado de Capitais. Tem também uma experiência alargada nas áreas de FinTech e cripto-ativos, proteção de dados e ESG (environmental, social e governance) nos serviços financeiros.

“A emergência da Fintech e a crescente utilização de cripto-ativos e aplicações descentralizadas nos serviços financeiros têm motivado alterações no Direito Financeiro, cuja dinâmica temos vindo a acompanhar de perto na Abreu Advogados com a criação de novos serviços e com a especialização da nossa equipa. É esse caminho que queremos continuar a percorrer com os nossos parceiros e Clientes para enfrentar o desafio da digitalização nos serviços financeiros”, destaca Diogo Pereira Duarte.

A equipa de Direito Bancário e Financeiro da Abreu Advogados conta com mais de três dezenas de advogados especializados em Direito Financeiro, dispersos por várias geografias e centros financeiros e com sólida experiência no processo de digitalização do setor financeiro, disponibilizando soluções inovadoras a instituições financeiras e outros clientes com atividade nesta área.

Conhecimento