03.12.2019

Setores: Tecnologia, Media & Telecomunicações

Tipo: Abreu

Prémio Abreu Advogados valoriza excelência da investigação em novos domínios jurídicos 

A Abreu Advogados atribui um prémio que visa incentivar a realização de investigação de excelência em domínios inovadores e com relevância para a prática da advocacia. Promovido pelo Instituto do Conhecimento da Abreu Advogados, este prémio pretende aproximar a produção académica da prática jurídica realizada no âmbito das sociedades de advogados e encontrar soluções para os problemas novos com os quais são diariamente confrontadas. As candidaturas para o Prémio Abreu Advogados 2019 terminam a 30 de dezembro de 2019.

Para Luís Barreto Xavier, Coordenador do Instituto do Conhecimento Abreu Advogados “O Prémio Abreu Advogados reflete a estratégia de inovação que integra o ADN do Instituto do Conhecimento”. O consultor para inovação da Abreu Advogados refere também que este prémio ”procura não apenas aproximar a ciência jurídica portuguesa da prática da advocacia, mas também incentivar o conhecimento jurídico em áreas de carácter verdadeiramente inovador, como as FinTech, o Blockchain, os Smart Contracts, a Inteligência artificial, a Economia de Partilha, a Economia Circular, ou os Meios Tecnológicos de Resolução de Conflitos.

O autor do trabalho vencedor é agraciado com um prémio no valor pecuniário de 7500 euros e com a publicação do texto pelas Edições Almedina.

Para esta 4.ª edição do galardão bienal da Abreu, o regulamento foi reformulado no sentido de acentuar o caráter inovador dos trabalhos a submeter, bem como para exigir a relevância da investigação realizada para a prática jurídica numa sociedade de advogados de referência. São elegíveis trabalhos em língua portuguesa ou em língua inglesa, submetidos como teses de doutoramento ou mestrado, bem outros textos de investigação de fôlego, ainda que não submetidos a provas académicas.

O júri do Prémio Abreu Advogados 2019 é composto por: Benjamim Silva Rodrigues (Juiz Conselheiro Jubilado do Supremo Tribunal de Justiça ), Isabel Marques da Silva (Juíza Conselheira do Supremo Tribunal Administrativo), Jorge Sinde Monteiro (Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra), Luís Fábrica (consultor da Abreu Advogados e Professor da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa), Maria Lúcia Amaral (Provedora de Justiça, Professora da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa e antiga Juíza Conselheira e Vice-Presidente do Tribunal Constitucional), Paulo de Tarso Domingues (sócio da Abreu Advogados e Diretor da Faculdade de Direito da Universidade do Porto), Paulo Teixeira Pinto (consultor da Abreu Advogados) e Urbano Lopes Dias (Juiz Conselheiro Jubilado do Supremo Tribunal de Justiça).

Os candidatos poderão consultar o regulamento e preencher o formulário disponível aqui.

Conhecimento