
07.10.2020
Tipo: Abreu
Fique a conhecer os projetos vencedores da Abreu Sustainability School
A Abreu Advogados organizou no princípio do mês de setembro a Abreu Sustainability School um plano de formação técnica e de sensibilização vocacionado para estudantes dos últimos anos dos cursos de Direito.
Ao longo das mais 30 horas de formação, debates, desafios, mentoring e momentos de networking, os participantes tiveram a oportunidade de desenvolver competências técnicas e aprofundar a consciência social e económica, contando com a presença de diversos oradores da Abreu Advogados e convidados de organizações importantes e com impacto social, na tecnologia, na rentabilidade, nos direitos humanos e no corporate governance.
No final desta formação online, promovida pelo Instituto do Conhecimento Abreu Advogados, os estudantes tiveram a oportunidade única de apresentar os projetos a um jurado composto por Isabel Nigra (coordenadora da área da Sustentabilidade da Abreu Advogados), Pedro Pais de Almeida (sócio e responsável pela Comissão de Sustentabilidade da Abreu Advogados), José Eduardo Martins (sócio da Abreu Advogados), Patrícia Campino (Diretora Administrativa e Financeira da Abreu Advogados) e Maria Dulce Soares (sócia da Abreu Advogados).
Depois de liberação do júri, os grandes vencedores da Abreu Sustainability School 2020 foram:
- “Trocado por Miúdos”, um projeto que propõe a elaboração de vídeos de curta duração (máximo 2 min) que expliquem de forma simples e concreta temas relacionados com o direito, de forma a promover a literacia jurídica de todas as camadas da sociedade e a aproximar os cidadãos daquilo que é o jargão jurídico. Composto por: Afonso Olivares, Bárbara Granado, Mariana Soeiro e Rita Carlos.
- “Programa de integração profissional com refugiados”, um programa de integração profissional de refugiados e migrantes na sociedade Abreu advogados, aliado a um sistema de apoio e assistência jurídica. Composto por: Sofia Alves, João Verdelho, Diogo Sereno, Sílvia Castilho e Beatriz Leite.
O jurado considerou ainda relevante a atribuição de uma menção honrosa ao projeto “Green Summit”, projeto pioneiro no seio das sociedades de advogados, que consiste na promoção de um evento com a duração de uma semana e que promova a incorporação do tema da sustentabilidade no relacionamento com os stakeholders da Abreu Advogados. Composto por: Inês Alves, Inês Antunes, José Barroco e Patrícia Branco.
Esta seleção de projetos recorreu aos seguintes critérios de avaliação:
- Impacto: avaliámos o impacto que os resultados previstos poderão ter para gerar mudança e afetar positivamente indivíduos, comunidades e a sociedade como um todo;
- Inovação: estimámos o grau de inovação da iniciativa proposta, de acordo com a causa apoiada e a novidade da solução;
- Exequibilidade: considerámos o grau de viabilidade e de sustentabilidade do projeto;
- Pertinência: observámos a relevância da iniciativa e a importância da sua implementação em contexto de sociedade de advogados.
Os projetos vencedores serão agora avaliados pela equipa da Sustentabilidade da Abreu Advogados com vista ao estudo da sua implementação.
A Abreu Advogados agradece a todos os participantes pelos projetos desenvolvidos.