25.03.2019

Áreas de Prática: Desporto

Tipo: Abreu

Fernando Veiga Gomes em Nova Iorque para debater “O desenvolvimento e a proteção de menores e jovens no desporto”

O sócio da Abreu Advogados que encabeça a área de prática de Direito Desportivo na Sociedade, Fernando Veiga Gomes, integra o painel de especialistas internacionais que vai debater o tema “o desenvolvimento e a proteção de menores e jovens no desporto” no âmbito da quinta edição do “Sport Integrity Forum”, que acontece no próximo dia 26 de Março, nas instalações do New York Athletic Club, em Nova Iorque.

O evento, organizado pela Sport Integrity Global Alliance (SIGA), vai reunir alguns dos mais reconhecidos especialistas em desporto mundial para o debate em torno dos desafios para uma gestão eficaz da integridade e ética no desporto, refletindo sobre a atualidade e ponderando mudanças necessárias.

O painel em que que o sócio da Abreu Advogados participa traz para discussão o importante papel do desporto no desenvolvimento e na proteção da infância e da juventude, um tema que tem estado na agenda mundial e que reforça a necessidade de as entidades que promovem o desporto considerarem como premente a proteção dos milhares de jovens atletas que diariamente integram as suas atividades.

Todos os dias milhares de crianças e jovens do mundo inteiro participam nas competições mundiais desportivas e este é um tema que urge debater e refletir. Se por um lado conhecemos todos os benefícios da prática da atividade física não podemos fechar os olhos aos perigos inerentes do tráfico e da exploração física e emocional a que estes jovens e crianças poderão ser expostos”, refere Fernando Veiga Gomes.

Para além de Fernando Veiga Gomes, integram ainda o painel, Ali Bin Al Hussein, o príncipe da Jordânia que é presidente e fundador da AFDP e da Associação de Futebol da Jordânia, Shellie Pfohl, Ex-CEO do SafeSport Center dos EUA, Theo van Seggelen, Secretário Geral da Federação Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol (FIFPro), Cedric Jones,  diretor de Atletismo no New York Athletic Club e que foi também diretor de Futebol Juvenil na Liga desportiva profissional de futebol americano dos EUA e jogador do New England Patriots, e, finalmente, Rich Hansen, Responsável Regional do ADM (American Development Model) da USA Hockey. A moderação está a cargo de Ben Jacobs, um reconhecido comentador desportivo e apresentador no ESPN FC.

Conhecimento