21.04.2022

Tipo: Abreu

Abreu Advogados regista faturação recorde e cresce 14% em 2021

Sociedade de advogados liderada por Inês Sequeira Mendes apresenta crescimento de 14% na faturação face a 2020, acompanhado por um reforço das suas principais áreas de prática, num ano de superação marcado pela assessoria a grandes operações e desenvolvimento de projetos inovadores.

Com uma equipa de cerca de 200 advogados, a Abreu Advogados fechou o ano de 2021 com uma faturação recorde de 37,8 milhões de euros, que representa um crescimento de 14% face a 2020, altura em que tinha registado um total de 33,6 milhões de euros. Entre 2019 e 2021, num período profundamente marcado pela incerteza e imprevisibilidade causados pela pandemia de Covid-19, a faturação da Abreu Advogados cresceu 24%, o equivalente a 6,2 milhões de euros, reforçando a sua posição como uma das principais sociedades de advogados independentes em Portugal.

“2021 foi mais um ano desafiante para todos. Conseguir atingir este valor recorde num contexto de tamanha imprevisibilidade é demonstrativo da grande capacidade de superação e adaptação das nossas equipas e da confiança que os clientes e parceiros depositam no nosso trabalho. Queremos continuar a crescer de uma forma sustentável e a ser pioneiros não só na prestação de serviços jurídicos mas também na inovação tecnológica, sustentabilidade e responsabilidade social. É essa perspetiva humanista que nos diferencia e que serve de base a tudo o que fazemos”, destaca Inês Sequeira Mendes, Managing Partner da Abreu Advogados.

Em 2021, a Abreu Advogados ultrapassou os 4.000 clientes ativos, acompanhando a tendência de crescimento que se tem vindo a acentuar desde 2019. A estratégia de internacionalização da Sociedade tem sido reforçada, com o mercado internacional a representar 35% da totalidade de clientes ativos, com destaque para os mercados europeu, africano e norte-americano.

As equipas das 12 áreas de práticas e dos grupos multidisciplinares focados nos principais setores da economia assessoraram algumas das mais importantes operações de 2021, com destaque para o trabalho desenvolvido com a Embraer Portugal na venda das suas fábricas em Évora, num montante total de cerca de 151 milhões de euros; a assessoria nas entradas da empresa tecnológica Getir e da fintech alemã Vivid em Portugal; o apoio à Vortal na aquisição da Nexus Information Technology; a assessoria a um conjunto de acionistas particulares na venda da posição maioritária na Sirplaste à SCG Chemicals ou o trabalho inovador efetuado com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa na criação e lançamento da plataforma de NFTs “Artentik”, que ilustra a aposta que a Abreu Advogados tem feito num dos mercados emergentes à escala global: o dos criptoativos.

O aumento na faturação e no número de clientes ativos foi acompanhado por um ligeiro acréscimo no número total de colaboradores da Abreu Advogados, para o qual contribuíram a contratação estratégica dos sócios contratados Nuno Luís Sapateiro, que reforçou a equipa de Direito Financeiro, em particular os setores segurador e de aviação, e João Bravo da Costa, que reforça a Angolan Desk, e a integração dos consultores séniores Teresa Anselmo Vaz e Diogo Orvalho.

O ano de 2021 fica marcado também pela promoção de quatro novos sócios – Marta Costa; Marta Romano de Castro; Pedro Alves da Silva e Rodrigo Formigal – e pelo crescimento da Abreu Advogados no norte do país com a integração da ACRLEX Advogados e de parte da sua equipa, com destaque para Pedro Pessanha e Diogo Pessanha, sócio e sócio contratado, respetivamente.

O trabalho desenvolvido pelas equipas da Abreu Advogados foi distinguido ao longo de 2021 com mais de 370 reconhecimentos por parte de vários rankings, diretórios e entidades internacionais, entre as quais o Financial Times que nomeou dois projetos da Sociedade – projeto Tokapi e “Dislexia day by day”- para os FT Europe Innovative Lawyers Awards.

 

Nova política de flexibilidade e uma maior aposta na promoção do conhecimento e na inovação tecnológica

Com as alterações dos modelos de trabalho a nível global, a Abreu Advogados implementou uma nova política de flexibilidade, que permite aos colaboradores optarem por um modelo híbrido de trabalho, com a possibilidade de escolha de até dois dias por semana em teletrabalho.

Esta flexibilidade está também patente na nova campanha de recrutamento “People like you” lançada na 2ª metade de 2021 e que promove a diversidade de perfis e potencia as características únicas de cada candidato, numa perspetiva que tem continuidade após o recrutamento, com a criação de um estágio personalizado e à medida de cada estagiário Abreu.

Em paralelo, a Sociedade tem vindo a reforçar a aposta na promoção de conhecimento, impulsionada em 2021 pela certificação do Instituto de Conhecimento como entidade formadora por parte da DGERT e pelo desenvolvimento de várias parcerias com instituições de ensino, nomeadamente com a NOVA School of Law, que prevê a criação da “Abreu Chair in ESG Impact”, com a Faculdade de Direito da Universidade Católica e com a Católica Global School of Law, tendo em vista a criação da “Abreu Professorship in International Business Law”, e com a escola brasileira “Future Law”, para a promoção de formações e conferências, que teve já em 2022 uma importante iniciativa com o lançamento da formação conjunta “In house 4.0”, um programa de formação direcionado aos advogados in-house.

Na área da inovação tecnológica, a Abreu Advogados continuou em 2021 a desenvolver novos projetos tendo em vista a criação de valor junto dos seus clientes. Além dos programas transversais de data enhanced knowledge e e-discovery, com ganhos de eficiência no trabalho diário dos colaboradores, a Sociedade integrou um robot – TOM:Time.Optimal.Manager – que tem vindo a automatizar a consulta e partilha de notificações e gestão de prazos dos portais CITIUS e SITAF, ajudando as equipas em tarefas burocráticas, libertando-as para outro tipo de trabalho de maior valor acrescentado.

 

Mais de 2.400 horas pro bono no apoio a 30 associações

A área de sustentabilidade e responsabilidade social é um dos pilares estratégicos da Abreu Advogados, tendo atingido no ano passado 2.450 horas de serviços pro bono por parte das equipas da Sociedade, que apoiaram 30 associações no desenvolvimento dos seus projetos e na resolução de questões jurídicas. Além disso, a Abreu Advogados continua na linha da frente da promoção ambiental e tornou-se em 2021 a primeira Sociedade de advogados em Portugal com um site neutro em carbono, juntando-se à iniciativa global “CO2 Neutral Website”, depois de ter sido também a primeira a integrar o programa Climate Ambition Accelerator das Nações Unidas, que visa ajudar as empresas a combater as alterações climáticas de forma mais eficiente.

“Queremos ter um papel relevante na construção do futuro do setor da advocacia, dos nossos clientes e da sociedade em que vivemos. Para isso teremos de continuar a ser inovadores e audazes, não nos limitando apenas a seguir as tendências globais. A partilha de conhecimento multidisciplinar, o ESG, a adaptação dos serviços aos novos desafios ,o reforço das nossas equipas e do conhecimento e da experiência das nossas áreas de prática são eixos estratégicos que continuaremos a seguir e que entendemos fundamentais para nos continuarmos a afirmar como uma das principais sociedades de advogados independentes em Portugal”, conclui Inês Sequeira Mendes.

Thinking about tomorrow? Let's talk today.

Conhecimento