28.06.2022

Tipo: Abreu

Abreu Advogados junta-se às Nações Unidas no compromisso para um oceano sustentável

Na semana em que Lisboa recebe a Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, a Abreu Advogados juntou-se a mais de 150 empresas mundiais e assinou os “Princípios para um Oceano Sustentável”, uma iniciativa do United Nations Global Compact que defende a redução do aquecimento global e da degradação ambiental através da promoção do bem-estar dos oceanos para as gerações atuais e futuras.

Esta iniciativa complementa os 10 princípios do UN Global Compact nos domínios dos direitos humanos, práticas laborais, ambiente e anticorrupção, e fornece um enquadramento para a prática de negócios sustentáveis nas várias indústrias e regiões tendo por base um oceano saudável.

Os nove “Princípios para um Oceano Sustentável” dividem-se em três grandes áreas: Saúde e Produtividade dos Oceanos, Governação e Envolvimento e Dados e Transparência. As empresas signatárias comprometem-se a avaliar o impacto a curto e longo prazo das suas atividades sobre a saúde dos oceanos; a tomar medidas para prevenir a poluição que afeta os oceanos ou a seguir e apoiar o desenvolvimento de normas e melhores práticas, que contribuam para um oceano saudável e produtivo ou a partilhar, entre outras medidas.

“Na Abreu Advogados comprometemo-nos desde cedo com a prossecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, previstos na Agenda 2030 das Nações Unidas, entre os quais se inclui a proteção da vida marinha. Ao assinarmos estes nove “Princípios para um Oceano Sustentável” estamos a assumir a responsabilidade de tomar as medidas necessárias para garantir um oceano saudável, em estreita ligação com a sociedade civil. É um passo fundamental para podermos, em conjunto, continuar a contribuir para um planeta mais sustentável e um futuro mais promissor para as gerações vindouras”, explica Inês Sequeira Mendes, Managing Partner da Abreu Advogados.

Em 2008, a Abreu Advogados foi a primeira sociedade de advogados em Portugal a aderir ao UN Global Compact, uma iniciativa da área da cidadania empresarial que visa promover o compromisso público e voluntário das empresas.

Conhecimento