24.03.2022

Áreas de Prática: Societário, Comercial e M&A, Imobiliário, Público & Ambiente

Tipo: Abreu

Abreu Advogados integra equipa da ACRLEX Advogados

A sociedade de advogados reforça a sua posição de liderança no Porto com a integração de um dos escritórios de referência em Portugal, em especial na região norte do país, com mais de 30 anos de atividade.

A Abreu Advogados reforça mais uma vez a sua aposta no mercado do Norte, com a integração da ACRLEX Advogados, um escritório de referência na advocacia portuguesa e com uma presença consolidada no norte do país. Este que é reconhecido como uma referência no norte, é, ainda, o único membro português da “The Interlex Group”, a associação mundial de sociedades e escritórios de advogados de primeira linha que junta firmas como a canadiana Bennett Jones, a chilena Carey, a brasileira Demarest ou a britânica Taylor Wessing.

Com mais de 30 anos de atividade, a ACRLEX Advogados, também conhecida por “Pessanha, Costa Leite”, sucede e dá continuidade ao escritório fundado em 1989 por Ricardo Sá Carneiro, Vasco Airão, João Vieira de Castro e José Manuel da Silva Lopes, quatro conceituados advogados do Porto, tendo vindo a afirmar-se, ao longo das décadas, como um importante escritório no panorama da advocacia em Portugal.

A equipa da ACRLEX Advogados que irá integrar a Abreu Advogados é constituída por Pedro Pessanha, que integra a sociedade como sócio, Francisco Costa Leite, consultor, Diogo Pessanha, sócio contratado e ainda Benedita Pessanha, associada sénior.

Para Inês Sequeira Mendes, Managing Partner da Abreu Advogados, “É com grande satisfação que continuamos em 2022 o caminho de afirmação como uma das principais sociedades de advogados independentes em Portugal, num percurso para o qual a integração da ACRLEX Advogados é parte significante. Pedro Pessanha é um advogado muito reconhecido da nossa praça e que partilha connosco de uma visão moderna e inovadora da advocacia. Valores que estão espelhados na qualidade da sua equipa, na sua experiência e história e que estão em linha com o nosso posicionamento e presença nacional e internacional. Temos no Porto uma equipa forte, focada nos clientes e com um conhecimento alargado das suas necessidades e acreditamos que com esta integração podemos consolidar a sua posição e o crescimento que esta tem vindo a representar no universo Abreu”.

Este é um dia importante para a advocacia e para os nossos clientes. A nossa integração na Abreu Advogados está alinhada com o caminho que temos percorrido de crescimento e inovação, e sabíamos que este seria um passo natural com grande impacto na abrangência dos serviços que passamos a oferecer, integrados num escritório que partilha connosco a visão e missão de crescimento sustentado e independência. Sigo de perto a afirmação da Abreu e não existe outra sociedade com a mesma aposta na qualidade dos serviços focados nos temas que já estão ou  vão impactar a economia”, completa Pedro Pessanha, fundador da ACRLEX e o mais recente sócio da Abreu Advogados.

Pedro Pessanha, conta com quase 40 anos dedicados à advocacia, passará a sócio da Abreu Advogados na área de prática de Societário, Comercial e M&A. Desde 1983 que desenvolve a sua atividade com especial dedicação ao Direito Comercial, Fusões e Aquisições, investimento estrangeiro ou contratos internacionais, tendo, ao longo dos anos, assessorado vários importantes clientes nacionais e estrangeiros em inúmeras operações de relevo.

Francisco Costa Leite tem perto de 30 anos de experiência no exercício da advocacia e integrará a Abreu Advogados como consultor na área de prática de Público & Ambiente. Tem vindo a destacar-se nas áreas de direito administrativo, comercial e das sociedades, laboral e de contencioso judicial e administrativo, com várias importantes intervenções junto do Tribunal de Justiça da União Europeia.

Diogo Pessanha será sócio contratado da Abreu Advogados, também na área de Societário, Comercial e M&A. A sua carreira tem sido dedicada, por um lado, a operações de Fusões e Aquisições e reestruturações financeiras e, por outro, ao Direito Societário, contratos comerciais e Direito do Trabalho.

Benedita Pessanha vai integrar a área de prática de Imobiliário, como associada sénior da Abreu Advogados.

A ACRLEX tem como clientes algumas das maiores empresas do norte do país e importantes organizações estrangeiras, com destaque para uma forte presença no setor vitivinícola, na agricultura, distribuição, têxteis, energias renováveis, transportes e logística ou imobiliário e construção.

A Abreu Advogados é uma das maiores sociedades de advogados em Portugal, com mais de 200 advogados e um total de 320 profissionais. Registou em 2020 uma faturação de 33,6M€, o que representa um valor recorde e um crescimento de 12% face a 2019, tendo, ao longo dos seus 28 anos de história, acumulado reconhecimentos e presenças nos mais importantes rankings internacionais.

Conhecimento