
23.02.2021
Tipo: Abreu
Abreu Advogados é Top3 em nº de transações de Private Equity & Venture Capital em 2020 no ranking do TTR
A Abreu Advogados foi em 2020 a terceira sociedade de advogados que assessorou o maior número de grandes operações de Private Equity & Venture Capital, segundo o mais recente relatório da Transactional Track Record (TTR). Os advogados Ana Sofia Batista, Rodrigo Formigal e André Modesto Pinheiro surgem também em posições de destaque.https://www.abreuadvogados.com/pt/pessoas/ana_sofia_batista/
De acordo com o relatório de 2020 publicado por esta empresa de research que agrega dados transacionais à escala global, as transações realizadas em 2020 posicionam a Abreu Advogados no top 3 de Assessores Jurídicos em número de operações de Private Equity & Venture Capital.
No relatório apresentado, a Abreu Advogados figura ainda na sétima posição do ranking por valor de operações de M&A, Private Equity, Venture Capital e Asset Acquisitions assessoradas, com um valor próximo dos mil milhões de euros. Na tabela referente aos Dealmakers legal advisors, Rodrigo Formigal, sócio contratado da Abreu Advogados e Ana Sofia Batista, sócia, ocupam respetivamente a segunda e oitava posição da tabela dos advogados a nível nacional com um maior número de transações assessoradas. Já André Modesto Pinheiro, associado sénior da Abreu Advogados, integrou o Top10 dos “Rising Stars” com maior número de operações assessoradas.
Para estes resultados, contribuíram mais de uma dezena de operações de entre as maiores realizadas em Portugal, como por exemplo, a conclusão da venda da totalidade da PT Ventures, realizada pela Africatel à Sonangol. A transação, concluída no início de 2020, foi assessorada pela Abreu Advogados e considerada uma das maiores de sempre, envolvendo uma empresa portuguesa. O escritório assessorou também outra das maiores operações alguma vez realizadas em Portugal, tendo apoiado oo sindicato bancário que financiou o consórcio composto pela APG (gestora de ativos do ABP, fundo de pensões holandês), NPS (serviço nacional de pensões coreano) e SLAM (gestora de ativos da Swiss Life) na aquisição de 81,1% da concessionária de autoestradas Brisa.
Também na banca, a Abreu Advogados esteve ao lado de importantes operações que marcaram o ano, assessorando juridicamente o Banco de Investimento Global (BiG), um banco privado português, na abertura de uma sucursal em território espanhol, focada no negócio de gestão de poupanças e de investimento.
Este relatório da TTR, referente às transações decorridas em 2020, indica uma queda de 22% no volume de transações em comparação com 2019 no mercado transacional português. Nos dados fornecidos é possível verificar que os compradores espanhóis lideraram os investimentos interno e que Espanha foi o destino preferido para as aquisições realizadas por empresas sediadas em Portugal.