12.11.2021

Tipo: Abreu

Abreu Advogados e Casa de Saúde do Telhal promovem saúde mental através da arte

A Abreu Advogados apresenta, em exposição, as obras de 10 utentes da Casa de Saúde do Telhal, inseridas na coleção “Múltiplos” da associação Carpe Diem Arte e Pesquisa. Esta exposição, incluída no Projeto Cultural da Sociedade, vai estar em exibição até ao dia 26 de novembro, na sede da Abreu Advogados, em Lisboa, e pretende combater o estigma da doença mental, expondo obras destes utentes, que se tornam artistas desta coleção de arte contemporânea.

“Como todos os artistas que já fazem parte da coleção “Múltiplos”, os utentes da Casa de Saúde do Telhal passaram por duas fases. Num primeiro momento foram sujeitos a uma seleção, com o objetivo de perceber qual a melhor forma de trabalhar com eles para chegar à finalidade esperada. Terminada esta primeira fase, os trabalhos foram desenvolvidos no Centro Português de Serigrafia, com a colaboração de João Prates, Diretor e Fundador do centro, e da sua equipa”, explica Raquel Pedro, monitora dos utentes da Casa de Saúde do Telhal.

Todas as obras expostas encontram-se disponíveis para aquisição.

Para Manuel Andrade Neves, Sócio da Abreu Advogados e colíder do Projeto Cultural, “ esta exposição, pela sua génese, mostra-nos a importância que a arte e a expressão cultural podem ter no âmbito da saúde mental, que é o tema principal do nosso programa global de Sustentabilidade de 2021. Simultaneamente, é uma iniciativa de grande valor artístico, inserida no nosso Projeto Cultural e que espero que possa ter uma boa adesão interna e externa”.

A coleção “Múltiplos” tem como objetivo a integração de obras de artistas que colaboraram com a associação Carpe Diem, com edições de formatos pequenos, transporte fácil e com séries limitadas a 30 exemplares, a preços de aquisição acessíveis.

”No Carpe Diem o nosso objetivo passa por promover a excelência do trabalho artístico nacional. A Abreu Advogados tem sido um parceiro essencial para podermos atingir esse objetivo, não só pelo seu propósito de valorização da cultura mas também pela diversidade de públicos que frequentam todos os dias os seus escritórios, levando a arte a um público cada vez mais alargado.” afirma Lourenço Egreja, diretor artístico do Carpe Diem.

Inserida no âmbito do Projeto Cultural da Abreu Advogados, esta mostra estará em exibição nas paredes do escritório de Lisboa. Desde 2019 que a Abreu Advogados tem vindo a promover um conjunto de exposições, visita-guiadas, apresentações de livros e debates, por onde já passaram um número considerável de artistas, que integram as mais variadas expressões artísticas, como a Pintura, o Desenho, o Vídeo, a Escultura, o Néon e a Fotografia. Esta é uma das formas de demonstrar que a Abreu Advogados pode dar um sério contributo, através das suas parcerias, para a consolidação da cultura nacional e a consciencialização cívica contemporânea e patrimonial, mas também social.

Conhecimento