06.09.2022

Áreas de Prática: Público & Ambiente

Setores: Energia & Recursos Naturais

Tipo: Abreu

Abreu Advogados e BCSD Portugal debatem sustentabilidade nas “Terças com Impacto”

Ciclo de três debates decorre entre 20 de setembro e 4 de outubro e junta alguns dos principais especialistas nacionais na área da sustentabilidade e dos ESG.

A Abreu Advogados e o BCSD Portugal organizam, em setembro e outubro, as “Terças com Impacto”, uma série de três debates dedicados a temas relevantes dentro do panorama da sustentabilidade e dos ESG, dirigido ao tecido empresarial português e que junta vários especialistas nacionais na área.

Os debates realizam-se entre as 11h00 e as 13h00, são de acesso livre e gratuito e podem ser acompanhados em formato online, mediante inscrição prévia, ou presencialmente, na sede da Abreu Advogados, mediante convite.

O primeiro é já no dia 20 de setembro, dedicado ao tema da “Diversidade e Inclusão”, e conta com a participação de Paula Viegas, do Convenor da Women’s Empowerment Principles (WEPS) da UN Global Compact; João Pacheco, Career Associate da Mercer e Raquel Sampaio, membro da direção da Associação Direito Mental. O debate será moderado por Ricardo Branco, consultor da Abreu Advogados.

No dia 27 de setembro, a sessão será dedicada à “Economia Circular”, com um painel de oradores constituído por Paulo Ferrão, Professor do Instituto Superior Técnico; Ana Carrola, Vogal do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente, e Ricardo Neto, Presidente da Novo Verde e ERP Portugal. A moderação estará a cargo de Luísa Magalhães, Diretora Executiva do Smart Waste Portugal.

O ciclo das “Terças com Impacto” termina a 4 de outubro com um debate alusivo à “Transição Energética e mudança de paradigma dos resíduos” que terá como convidados Carlos Abreu, Administrador da Secil; Fernando Leite, CEO da LIPOR, e Gonçalo Lobo Xavier, Diretor-Geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição. Este último debate terá a moderação de João Pedro Matos Fernandes, Senior Advisor do Instituto de Conhecimento da Abreu Advogados.

“Atualmente existe uma compreensão crescente e generalizada dos impactos ambientais da atividade humana na sociedade. É um momento singular que exige uma atuação concertada da parte de todos nós, com especial destaque para as empresas. O BCSD Portugal tem vindo a desenvolver um trabalho muito relevante nesta área e foi, por isso, o parceiro natural para este ciclo de debates a que simbolicamente chamámos “Terças com Impacto” e que pretende ir além dos clichés da sustentabilidade e do ESG e falar abertamente da forma como o nosso tecido empresarial poderá aplicar políticas concretas de promoção que possam, de facto, fazer a diferença e ter um impacto de curto-prazo.”, explica José Eduardo Martins, sócio e cocoordenador da área de Público & Ambiente da Abreu Advogados

“As empresas são o principal motor da economia e das nossas opções de consumo. Por isso, a transição para o paradigma da sustentabilidade, isto é, para um mundo mais verde, justo e inclusivo está profundamente dependente da sua atuação. O principal objetivo deste ciclo de três eventos, em parceria com a Abreu Advogados, é ajudar o setor privado a compreender melhor as suas cadeias de valor e a acelerar a sua jornada para a sustentabilidade. Os temas escolhidos – diversidade e inclusão, economia circular e transição energética e resíduos – são estratégicos para o futuro das empresas e da Humanidade. Com o apoio de diversos especialistas e convidados, teremos três manhãs de partilha de conhecimento do enquadramento legal atual, mas também de oportunidades concretas de criação de valor para as empresas”, acrescenta João Wengorovius Meneses, Secretário-Geral do BCSD Portugal.

As inscrições para as sessões online das “Terças com Impacto” já estão abertas e podem ser feitas através deste formulário ou no site da Abreu Advogados e BCSD Portugal.

Thinking about tomorrow? Let's talk today.

Conhecimento