21.02.2022

Tipo: Abreu

Abreu Advogados é a primeira sociedade de advogados em Portugal com site carbono neutro

A Abreu Advogados assegurou a certificação de neutralidade carbónica do seu website ao juntar-se à iniciativa global “CO2 Neutral Website” e tornou-se a primeira sociedade de advogados em Portugal a ter um site carbono neutro.  

Esta certificação garante que todas as emissões de carbono promovidas pelas operações e funcionamento do site são posteriormente compensadas financeiramente pela Abreu Advogados, com este investimento a ser alocado a projetos de sustentabilidade apoiados pela “CO2 Neutral Website” em todo o mundo. O cálculo das emissões de carbono é feito a partir do número total de page views mensais do site e tem em conta um algoritmo que envolve, por um lado, a energia consumida por cada visitante web, e por outro, a eletricidade despendida por parte dos servidores e dos routers que permitem as ligações online.  

Os projetos apoiados pela “CO2 Neutral Website” são verificados por auditores independentes das Nações Unidas e assentam em várias iniciativas que têm sempre como finalidade a diminuição da emissão de CO2 para a atmosfera. Há a destacar, por exemplo, os projetos de acesso a água potável em África, nomeadamente no Uganda e Zimbabwe e os programas de incentivo à reflorestação e desenvolvimento de novas fontes de energia renovável um pouco por todo o mundo.  

“A defesa da sustentabilidade não pode fazer-se de forma abstrata, deve traduzir-se em ações concretas que possam promover o desenvolvimento sustentável da nossa atividade. Ao assegurarmos a neutralidade carbónica do nosso site damos mais um passo na consolidação da estratégia de sustentabilidade da Abreu Advogados, que nos tem acompanhado ao longo dos 29 anos de história. Trabalhamos ativamente para criar um impacto positivo na sociedade e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável. Essa é a marca que queremos deixar no mundo.”, afirma Pedro Pais de Almeida, sócio e responsável pela Comissão de Sustentabilidade da Abreu Advogados.  

A Abreu Advogados junta-se a mais de 2.500 empresas mundiais na certificação carbono neutro do site. Todo o processo, incluindo os cálculos e o posterior investimento em projetos de sustentabilidade, é auditado anualmente por uma consultora independente.  

Conhecimento