31.05.2021

Setores: Agroalimentar

Agroalimentar: novidades

A fileira agroalimentar prossegue o seu caminho e continua a revelar dinamismo e resiliência tendo registado um aumento das exportações em 2020 num contexto particularmente adverso.

O setor do retalho recorre cada vez mais a produtos portugueses, demonstrando que, para além das cadeias globais de distribuição, as cadeias mais curtas e a produção local interessam cada vez mais às empresas e aos consumidores.

A Presidência portuguesa do Conselho da União Europeia lidera os esforços para a obtenção de um acordo quanto à Política Agrícola Comum e mostra-se otimista quanto à sua possível conclusão ainda durante este semestre.

Por seu turno, a Comissão Europeia procura dar impulso à produção biológica tendo apresentado um Plano de Ação para o seu desenvolvimento.

No entanto, nem tudo são boas notícias: as previsões agrícolas de janeiro do INE indicaram uma diminuição de 25% na produção de azeitona para azeite –  o que não deverá impedir a campanha de ser a sexta mais produtiva dos últimos oitenta anos – e é estimada uma redução de 5% da área de centeio.

Apesar disso, há boas razões para continuar a acreditar na segurança, fiabilidade e qualidade da fileira agroalimentar.

Esta newsletter dá-lhe a conhecer as principais novidades do setor agroalimentar e é consequência da aposta que a Abreu Advogados tem feito nesta área, com o propósito de “ajudar a não parar”.

Com os pés bem assentes na terra, crescemos juntos.