18.01.2023

Setores: Agroalimentar

Atualizações | Agroalimentar | 1 – 15 janeiro

Alexandre Mestre debate o enquadramento do Enoturismo no primeiro encontro anual de profissionais do sector

No próximo dia 31 de Janeiro, pelas 14:30, terá lugar em Lisboa, no Edifício Ageas Seguros, no Parque das Nações, o primeiro Encontro Nacional dos Profissionais de Enoturismo promovido pela APENO, associação portuguesa dedicada exclusivamente ao sector.

Alexandre Mestre, Consultor da Abreu Advogados e co-coordenador do seu sector Agroalimentar, debaterá o enquadramento do Enoturismo em Portugal com Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal (a confirmar), Luís Souto, economista e vice-presidente da APENO, Eduardo Ferreira, responsável do Enoturismo na Lavradores de Feitoria, e Paulo Osório, CEO da Porto Réccua, com moderação de Cândida Santos Silva.

Para além deste tema essencial, constam ainda do Programa:

  • Enoturismo: Como estruturar uma oferta de serviços competitiva?
  • Apresentação da GWTO – GLOBAL WINE TOURISM ORGANIZATION
  • Prevenção e gestão de risco como chave de eficiência no Enoturismo
  • Enoturismo urbano, um conceito em evolução
  • Os desafios da formação e dos recursos humanos no Enoturismo
  • Espaço Enoturismo / Winetourism network e beberete

Este evento, que deverá ter periodicidade anual e já é uma referência para o sector, será aberto a todos os profissionais ligados a empresas que praticam enoturismo em adegas, agências de viagens, empresas de animação turística, restaurantes, garrafeiras, hotéis ou outros espaços que pratiquem enoturismo em ambiente rural ou urbano.

Consulte o programa completo e inscreva-se aqui (lotação limitada).

 

Artigo | “O semestre AGRI em antevisão” de João Vacas

Conheça o artigo de João Vacas sobre o programa e a agenda da parcela AGRI da formação AGRIFISH do Conselho da União Europeia para os seis meses da Presidência Sueca.

Na opinião do consultor da Abreu Advogados, co-coordenador do seu sector Agroalimentar, este será, sobretudo, um semestre de continuidade e de possível inicio de negociações em diversos dossiês muito relevantes, sem que se antecipe a sua conclusão nesse período.

No entanto, o agravamento da guerra na Ucrânia e o seu impacto nos mercados agrícolas poderão vir a justificar novas respostas à escala europeia.

Aproveite para ouvir a lista de músicas – Songs from Sweden – sugerida pela nova Presidência  do Conselho da União Europeia enquanto o lê!

 

Conselho AGRIFISH de 30 de Janeiro: principais temas em destaque

O Conselho da União Europeia, na sua formação AGRIFISH, reunir-se-á pela primeira vez em 2023 no próximo dia 30, em Bruxelas, e, nessa ocasião, a Presidência sueca apresentará o seu programa de trabalho para o próximo semestre no domínio da agricultura e das pescas.

Os ministros receberão informações da Comissão e dos Estados-Membros e trocarão pontos de vista sobre a situação atual do mercado, especialmente à luz da invasão da Ucrânia pela Rússia e debaterão as oportunidades da bioeconomia à luz dos desafios atuais, com especial destaque para as zonas rurais.

O Conselho receberá ainda informações da Presidência e debaterá os aspetos agrícolas da revisão da Diretiva Emissões Industriais.

Os ministros trocarão pontos de vista sobre a revisão da legislação em matéria de transporte de animais, um elemento essencial da produção alimentar e poderão adotar Conclusões sobre o Relatório Especial do Tribunal de Contas Europeu n.º 10/2022 “O LEADER e o desenvolvimento local de base comunitária facilitam a participação local, mas os benefícios adicionais não estão suficientemente demonstrados” (vd. Documentos e estudos).

 

Destaques da reunião da Comissão da Agricultura e Desenvolvimento Rural do Parlamento Europeu de 9 de Janeiro

A 9 de Janeiro a Comissão da Agricultura e Desenvolvimento Rural do Parlamento Europeu (AGRI) discutiu com o Comissário para a Agricultura as consequências da inflação no orçamento da PAC.

Os membros da AGRI debateram também as tarifas norte-americanas sobre as azeitonas espanholas, e a produção agrícola e as exportações da Ucrânia.

Analisaram também o projecto de relatório sobre a conversão da Rede de Informação Contabilística Agrícola numa Rede de Informação de Sustentabilidade Agrícola, e foram informados sobre as negociações interinstitucionais sobre a política energética da UE (REPowerEU).

Thinking about tomorrow? Let's talk today.

Conhecimento